sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A Face Oculta da Doença



A gente vai fazer uma simples “chapa de pulmão". E o médico nos pede: internação e tomografia. Biópsia e o veredito:
-- Você tem um tipo de pneumonia chamada FIBROSE, não se sabe o tempo que está instalada, não se tem idéia clara das causas de seu aparecimento.
-- Vamos ao que me interessa saber...
-- Meu amigo este tipo de pneumonia vai transformando os delicados alvéolos em um material assemelhado a pedrinhas,  e isto danifica toda a troca de oxigênio e gás carbônico que nos faz VIVER.
-- E aí Dr. LUIS, meu competente pneumologista, o que fazer?
-- A resolução radical seria o transplante dos pulmões, mas isto até os 50 anos, com a sua idade (62), já se tornou inviável, e não permitido pelas leis brasileiras. Vamos tratá-lo com cortisona, que dá alguns efeitos colaterais (pés inchados, insônia) e pode frear o processo da doença.
Aí meu amigo, você sente que não está sozinho na luta: Os meus 11 irmãos mobilizados, os meus queridos conterrâneos do tempo de Seminário, lá em Santos Dumont, Dr. Eraldo Marcos e frei Amarílio Fernandes que ao saberem disso, tenho certeza, farão a maior torcida para minha recuperação.
Nesta hora confusa  em que você sempre se pergunta: O que vai acontecer meu DEUS? O próprio DEUS começa a te fazer entender a face oculta de sua doença: moro nesta casa, há 25 anos, sempre com meu pai Jarbas e minha mãe Tita, ele se foi em 1991 e ela agora em 28 de fevereiro deste 2010. Sempre alguns dos irmãos moravam um tempo, e saiam para se casar. Alguns sobrinhos costumam ficar algum tempo também por aqui. No momento tem dois aqui comigo.
 A morte de mãe e de pai nos revolta, nos leva até a pensar que Deus não é por nós nada. Ele é da oposição, do contra! Eu, lá pelo mês de abril comecei a dizer para os meus sobrinhos Daniel e Flávio: quando o ano findar vocês tratem de voltar para suas casas, porque eu quero MORAR SOZINHO E... Como nos relata um dos livros mais completos da Bíblia, o Gênesis:

“E o pecado do orgulho atingiu de modo direto o coração e alma de Adão e Eva... tiveram que perceber sua nudez de alma e não mais tiveram a presença constante de seu criador”.

 Porque querer não precisar do outro, que te ama e quer te ajudar e te fazer ser mais feliz?? Deus em sua sabedoria me mostrou: Sr. Orlando, queira abaixar esta crista de galo velho, seja  humilde, receba com gratidão e carinho tudo que estão fazendo por ti, exerça a santa virtude da humildade e crescerás como pessoa humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário