quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Porque Frango D'água?

Quando eu e mais de uma centena de colegas meus chegávamos  ao Seminário Seráfico (estigma ou chagas dadas a São Francisco de Assis pelo anjo Serafim) de Santos Dumont, na antiga cidade de Palmyra nós eramos observados pelo frei Daniel Navarro, responsável  pela disciplina, e ganhavamos um apelido. Era uma lista de Josés, Antônios e etc e aí um apelido ajudava muito. A maioria deles tinha uma justificativa engraçada. Eu, hoje sou pesadão, carecão mas ...aos 10 anos era muito magrinho, mãos e pernas maiores que o tronco....Frei Daniel olhou e me batizou: Frango d''água. Anos mais tarde no zoológico vi a dita cuja ave, com o nome científico de GALLINULA CHLOROPUS. E de Frango, já que fiquei 13 anos na Ordem Franciscana, virei FRANGÃO!!! 
Cada apelido tinha a sua historinha. Uma é notória: o colega nosso, gente finíssima, Olney Ferreira da Paixão, chegou lá do interior, do fundão de Minas Gerais. e contou: 
-- Uma mulher lá perto de casa gostava de ler demais da conta. E papai falava com ela: não pode ler depois do almoço, e ela não obedeceu,  e GARROU LÊ DEPOIS DA JANTA  e teve congestão!
A partir daquele momento o nosso colega virou Olney GARROLLÊ!!!! Historinhas que a gente relembra e conta e o coração fica cheio de saudade!

Um comentário: